Como docente irei utilizar o ambiente virtual de aprendizagem e as ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem, observando o modelo pedagógico e a mediação pedagógica que possibilite a interação, fornecendo aos usuários diferentes formas de comunicação, seja entre dois usuários ou entre uma comunidade inteira.
Será utilizado o modelo colaborativo baseado na interação, paradigma da comunicação, tendo o docente o papel de mediar às discussões, de forma dinâmica, no intuito de que haja a colaboração entre os participantes do grupo para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.
É importante o planejamento adequado para o sucesso do modelo colaborativo, pois é preciso observar os três elementos comuns ao processo educativo: o aluno, o conteúdo e o professor.
Interessante mencionar que o modelo pedagógico colaborativo utiliza a conectividade, a hipertextualidade e a interatividade dos sujeitos para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.
Vale dizer que Fredric Michael Litto e Manuel Marcos Maciel Formiga(orgs) ( 2009, p. 311) expõem que:
A aprendizagem on-line sistemática, estruturada na forma de cursos, é definida como uma ação cuja mediação tecnológica se faz por meio de conexão em rede para distribuição de conteúdo educacional e desenvolvimento de objetivos definidos antecipadamente.
O ambiente virtual de aprendizagem terá a função primordial de proporcionar a interação entre professores/tutores-alunos e alunos-alunos, visando à construção de aprendizado com base em processos colaborativos.
A interatividade em EAD é compreendida como comunicação, em que visa o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, utilizando ferramentas tecnológicas.
Vale frisar que o ambiente virtual de aprendizagem será utilizado no decorrer da disciplina como um ambiente em que professores e alunos distantes geograficamente se encontram para obter material didático, discutir os tópicos e assuntos referentes aos conteúdos fornecidos, trocar idéias e experiências, entregar trabalhos e atividades, dentre outros.
Então, a mediação pedagógica utilizada será o professor como facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem, visando que o aprendiz atinja seus objetivos.
Cumpre dizer que dentre algumas das ferramentas existentes no ambiente virtual de aprendizagem que serão utilizadas estão o bate-papo(chart), o fórum e a sala virtual.
O fórum será utilizado como uma ferramenta contida no ambiente virtual de aprendizagem que objetiva à troca de experiências e a apresentação de opiniões pelos alunos e docente, sem que estejam ao mesmo tempo conectados, haja vista que os alunos podem analisar as postagens com idéias dos colegas e interagir entre eles e com o docente.
O bate-papo será importante para que os membros do grupo possam interagir na troca de experiências estando conectados ao mesmo tempo, e distantes naquele momento fisicamente.
A sala virtual é uma ferramenta que será utilizada visando à comunicação entre o grupo de alunos da disciplina, em que vários membros da disciplina podem interagir e trocar conhecimentos e experiências, o utilizando a voz e a imagem, estando conectados entre si, por meio do computador ligado a internet.
Diante do exposto, como docente irei utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia para expandir o conhecimento, informação, trocar experiências, interagir com os alunos, e irei servir de facilitador, incentivador e motivador, objetivando obter êxito durante o processo de ensino e aprendizagem.
REFERÊNCIAS
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Educação & Sociedade, ano XX, nº 66, abril 99, extraído do site: www.unifor.br, em 12 de dezembro de 2010.
LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
PALLOFF, Rena M; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
YOUNG, Regina Santos. Módulo IX- A construção didática para EAD. Unidade I – Modelos pedagógicos e mediação em EAD. Núcleo de Educação a Distância. Universidade de Fortaleza, extraído do site: www.unifor.br, em dezembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário